Pequim
Talvez estejam à espera que conte por aqui coisas da China. Decerto o farei... mas fazer um post só para contar a viagem não dá. O que posso dizer é que é tudo muito diferente do que estava à espera. Pequim é indescrítivel... porque contado ninguém acredita. Somente indo lá é que dá para perceber. O mundo não tem noção do que é a China. É claro que não tomo a parte pelo todo. Pequim é, concerteza, muito diferente do interior. Mas o que posso dizer é que Pequim é a cidade mais moderna, mais capitalista, mais opulenta, mais segura, com o povo mais simpático, mais organizada, mais consumista onde já estive. Concerteza estão a ler isto e a pensar... este rapaz exagera um pouco. Mas não... só visto mesmo. Eu não sou muito viajado, mas já fui a alguns sítios. Mas no grupo onde ia estavam pessoas que já tinham viajado pelos quatro cantos do mundo e que já tiveram nas cidades mais grandiosas e famosas do mundo. E a sensação era unânime... estavamos todos embasbacados. Lisboa, a bela Lisboa é uma pequena vilazita pobre comparada com Pequim. A Pequim, no entanto, falta-lhe beleza e tem um ar pesado de um constante smog que paira sobre a cidade. Mas tudo o que ficou dos tempos do império é de estarrecer. A grandiosidade é enorme... dizer isto parece uma redundância, mas não. Dizer a grandiosidade é enorme é dizer muito pouco para descrever aqueles palácios.
.
Bom... aos poucos e poucos espero falar por aqui mais sobre Pequim.
.
Resta-me dizer que ainda não recuperei totalmente da viagem. Vim constipado, será que é das aves? Vim cansado... acho que vai demorar uns dias a restabelecer-me totalmente.
.
Entretanto vou colocando algumas fotos no Zoom... afinal, bati todos os records desta vez. Tirei 55 fotos nas 5 horas que passei em Amsterdam e foram mais 1011 na China... é claro que a grande maioria não presta para nada, mas se 10% se aproveitar então tenho fotos que cheguem para alimentar o Zoom nos próximos meses.