quinta-feira, outubro 19, 2006

Serviço público

Tenho que confessar o meu espanto pelo vosso completo desconhecimento da expressão latina mais famosa de todos os tempos.
.
No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.
.
Genesis 1, 1-5
.
A Bíblia que nós conhecemos chegou aos nossos tempos traduzida em Latim. E, durante muitos séculos, a Bíblia que era usada era em Latim. Não havia traduções para as mais diversas linguas. Até mesmo depois de haver traduções a missa era rezada em Latim e, obviamente, as leituras também o eram.
A expressão Fiat Lux significa "Faça-se a luz" ou "Fez-se luz" e ficou na memória dos povos que foram cristianizados... ou seja, todo o mundo ocidental. Era uma expressão forte que se fixava com facilidade e estava logo no início do Livro. Pelo menos as primeiras páginas quase toda a gente lê.
Essa expressão passou a ser utilizada em contextos fora do âmbito religioso sempre que alguém queria dizer que já tinha entendido algum assunto, que finalmente tinha percebido, que tinha ficado esclarecido... no fundo, que tinha sido feita luz sobre determinado assunto.
.
Muitas expressões latinas são usadas e não quer com isto dizer que quem as usa é de alguma forma erudito. Expressões como, Carpe diem, Dura lex sed lex, Vox populi, Sic transit gloria mundi, a priori, a posteriori, persona non grata, in vitro são usadas com frequência. Se quiserem consultar uma boa lista podem ir ver aqui.
.
Mas desconfio que se tivesse usado a In vino veritas, bastante menos difundida, vocês já a conheciam bastante bem.
.
Fiat lux nas vossas cabeças?

Anónimo disse...

Sim meu amigo.

Tudo entendido.

Eyes wide open disse...

;)
Tens de admitir que todos os correntes significados atribuíveis às palavras "fiat" e "lux", nos poderão ter induzido nos mais diversos erros de simpatia... ou melhor,levado os nossos raciocínios para outras paragens ;)

Anónimo disse...

Eu nunca li a bíblia, muito menos em latim. Só mesmo em BD!

Nunca tive latim na escola, nem Religião e Moral!

E também nunca andei em colégios de padres ou freiras.

Mas das 9 expressões latinas que citaste, só uma não conheço.

inBluesY disse...

moçooooo

hoje é mesmo mais H2o

Anónimo disse...

Fiat fiat... (sem correrias;)) beijo rubro

Maria P. disse...

homo homini lupus