quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Crónica

Chegou a casa cedo. Nas mãos trazia vários sacos... uns com compras de supermercado, outro com um grande embrulho. Equilibrava também entre as mãos um enorme ramo de flores... orquídeas. Toda a gente oferecia rosas, mas ele não. Ele gostava de ser diferente e orquídeas era mais especial. Pousou as compras na cozinha, o embrulho na sala e escondeu o ramo no quarto. Despiu-se, tomou banho, trocou de roupa. Foi para a cozinha preparar o jantar. Voltou à sala e escolheu um cd... algo suave que sabia que ela gostava. E ele também. Preparou a mesa com cuidado. Abriu uma garrafa de vinho. Uma daquelas garrafas que há muito desejava conhecer. Um daqueles vinhos que quando o sabor abria fazia abrir e aquecer corações. Decantou-o. Acendeu velas pela sala. Não era muito dado a essas coisas... mas sabia que ela era. E sempre tinha visto nos filmes que dava um ar mais romântico a cada cenário. Verificou se tudo estava no sítio. Se nada faltava para a noite que tinha preparado para os dois. Voltou à cozinha. Não era grande cozinheiro mas sempre conseguia fazer alguma coisa. Estava quase pronto. Ouviu a porta a abrir. Era ela que chegava. Recebeu-a ternamente com um beijo suave e o olhar de quem nada mais precisa neste mundo. Ela viu o cenário. Sorriu. Abraçou-o e beijou-o. Ele foi buscar as flores. O olhar dela brilhou intensamente... mais ainda. És um tonto, disse ela. Gosto de ti menina, disse ele. Pegou no embrulho e entregou-o nas suas mãos. Era a tradicional prenda do dia de namorados. Um urso de peluche. Já nem se lembrava de como tinha começado aquela estranha tradição. Todos os anos dava-lhe um urso de peluche. Este ano era azul... quando o viu na loja lembra-se de ter pensado Um urso azul?! Que estranho... mas vai ser mesmo este. Ela gostou dele. Era mais um para a sua já longa colecção de ursos. Sentaram-se descontraídos e sorridentes. Ele serviu o jantar e o vinho e foram conversando, olhando e sorrindo ao longo da refeição. No final, enquanto comiam o gelado stracciatella que ela tanto gostava, ela diz-lhe temos de deixar de fazer isto. Isto o quê, perguntou-lhe ele. Ela olhou-o fundo nos olhos e disse estas noites, esta nossa relação, isto tudo tem de acabar. Ele ficou gelado... conseguiu balbuciar mas porquê? Tu sabes, retroquiu ela e continuou a nossa relação não existe. Mas eu pensava que estava tudo bem, diz ele com uma voz nitidamente triste. Ela sorriu-lhe e com uns olhos que transbordavam compaixão disse e está tudo bem, mas a nossa relação não existe. Eu não existo. Eu vivo somente na tua imaginação. Ele, passando de um tom triste para um tom zangado, afirmou como podes dizer isso!? Ela voltou a olhá-lo com os olhos de quem ama e diz-lhe olha para o meu copo, está cheio... olha para o meu prato, está cheio... vai ao quarto procurar as minhas roupas no roupeiro, não existem... procura as minhas fotos, nunca foram tiradas... eu não existo. Sou uma criação tua e tens de acabar comigo. Ele ficou de cabeça baixa e num tom sumido disse mas eu amo-te e fazes-me feliz. Não, disse ela, não amas... amas a ideia de mim e serás feliz quando a ideia de mim se materializar. Ele limitava-se a olhá-la incrédulo... ela continuou gosto demais de ti para para te ver a atravessar definitivamente as portas da loucura. Hoje vou-me embora de vez... e tu deves procurar alguém que te possa tocar. Ela levantou-se, abraçou-o, beijou-o e olhou-o uma última vez. Ele olhou-a e viu perfeitamente uma lágrima que escorria pelo seu rosto. Depois ouviu a porta a bater. Ele sentou-se... acabou com o resto de vinho que ainda havia e depois foi-se deitar.

Apple disse...

Fiquei sem palavras!!!

Ana A. disse...

Eu acho que ele só vai ser feliz quando a ideia dela deixar pura e simplesmente de existir.
Ele procura uma ideia que criou e a realidade raramente corresponde a essas expectativas que criamos...

Um beijo especial neste dia!

Salseira disse...

Sabes o que acho mesmo importante nesta história?

É que se ela não existe, quem decidiu que já chegava de viver na imaginação foi ele!

Meio caminho andado para enfrentar a realidade e ser realmente feliz. :)

viveremsegredo disse...

miúdo... desejo sinceramente que acabes por encontrar aquilo que procuras... e desejo mais ainda, desejo que percebas que é aquilo que procuras quando a encontrares, porque pior que andar à procura é a necessidade disso... beijo grande

Anónimo disse...

"A diferença, aquilo que marca uma mudança vital na nossa existência, é quando conseguimos passar da reacção à acção, quando nos apercebemos que o que sentimos depende, em grande medida, do que pensamos, e não do que nos está a acontecer. Então, assumimos que podemos realmente controlar e provocar as nossas emoções, mais além do que imaginávamos. Podemos ser felizes ou infelizes, colocando o nosso cérebro a nosso favor ou, pelo contrário, pondo-o contra nós." (In “A inutilidade do sofrimento” de María Jesús Álava Reyes)

Acho que estás a precisar de ler este livro...

Ela disse...

Breathless,speechless,moving,touching.


_________________________________________________________________________Let´s just.


Beijooo

Anónimo disse...

OLÁ
Passei só para dizer que o Valentine Day é dos amigos e dos familiares e dos apaixonados e de todas as pessoas que são importantes para nós. E mesmo sem peluches e corações e jantarinhos de calendário passei aqui para te deixar um beijinho! Happy valentine!

Meow disse...

Mas que belo texto! Fez-me lembrar um filme que vi no domingo com a Julianne Moore (não me lembro do título).

sofia. disse...

O texto está lindo!...
(tudo de bom para ti)

nana disse...

Texto incrivel.

Quantos de nós não teremos vivido já um amor assim ?



[ Sim, a frase é minha. Ler Descartes dá naquilo :) ]

100 remos disse...

...

Catarina disse...

Muito bonito... :')
Tenho receio de ao imaginar deixar passar ao lado o real de tão "preso" que está o pensamento... Ou encontrar o real e não ser bem como imaginado...
*

Eyes wide open disse...

Sonhador? Não… um lutador. Só precisa querer empreender para que este sonho se torne realidade. Parece-me que as “cartas” estão lançadas…
Baci per te!
P.S. Não me canso de ouvir esta música.

Eb1Eng.ºDuarte Pacheco disse...

Mas o ursinho tinha que entrar na história??:P Bem, ilusão não alimenta ninguém, o que vale é que enquanto houver estrada para andar...

Anónimo disse...

lindo!
perfeito!
Acredita. Um dia será diferente.

Estranha pessoa esta disse...

E tu?
Já ouviste essa tal 'porta' bater?