quarta-feira, agosto 13, 2008

Guia

Pequeno guia simples para evitar pequenas coisas que me irritam:


1º. Nenhuma palavra terminada em mente leva acento. Os advérbio de modo não levam acentos. Foram abolidos numa revisão ortográfica há umas décadas atrás.

2º. O acento ao contrário ( ` ) só pode aparecer em cima da letra A. Nunca nas outras vogais. E mesmo assim só há 7 casos (à, às, àquele, àquela, àqueles, àquelas, àquilo).

3º. A diferença entre o e o À é simples... se tiver a ver com quantidade ou algo que exista é o Há (porque este vem do verbo haver). Se tiver a ver com deslocação é À. Não sei se é uma regra, mas se seguirem isto estarão certos quase sempre.

4º. O plural de qualquer é quaisquer! Não é quaisqueres! Se alguém vos disser numa conversa quaisqueres, podem sempre responder Quaisqueres? Este ou aquele?

Há mais coisas que me irritam... mas pouco falo delas. Hoje apeteceu-me! Não estou lá muito bem disposto.

Anónimo disse...

porque será que os post´s ficam mais inspirados quando não estamos especialmente (sem acento!!!) bem?
:P

Anónimo disse...

Eu acho que podias muito bem fazer um novo blog: "Irrita-me" (versus o "Eu gosto"). Terias matéria para anos de escrita!
Vá, beijinhos.

Anónimo disse...

Man, tásta a passar ou k? com aquela cena do acordo agora já nao À cá disso...
eheheheh

Ana A. disse...

O título do post devia ser: "Escrever em bom português ou lições básicas e introdutórias da língua de Camões".

Release me disse...

Esses erros também me enervam solenemente...
Mas ainda há outra coisa nessa lista que me deixa fora de mim, o mau uso do hífen!!!
Ex: "deixas-te"
???????

Anónimo disse...

eu sou muito suspeita para falar desta lição de bom português.

mas gostei muito de saber que aprendeste a fazer massagens,ando com dores de costas(se fosse dor de corno era pior e não ía lá com massagens:)



E ficamos por aqui.
Com um beijo e abraço bom.


:)

Pequenas Coisas disse...

acrescento outra pequena coisa... não se diz desfolhar mas sim folhear um livro/revista/jornal. quer dizer se não gostarmos do livro pode sempre apetecer-nos arrancar-lhe as folhas. :-)))
não te irrites. só faz mal.
aproveita o feriado e o fds!
um beijinho.

Anónimo disse...

e já agoro que estamos na aula de português algume me esclareça:
Tu fazes a barbar
ou
Tu desfazes a barba

Carla disse...

partilho da tua irritação...são pequenas coisas, mas que não custa fazer bem!
beijos e as melhoras do teu humor

Anónimo disse...

Já agr e se me permitem há 3 "sei lá o quê", sim q palavras n são, q me tiram realmente do sério:

5º. Dizer "treUze". Por amor de Deus, n é treUze mas sim treze!
6º. Dizer "Auga" como sinónimo de àgua.
7º. E dizer "Buer" como sinónimo do verbo beber.

Esplanado mto obrigada por esta oportunidade. Bom trabalho!

Esplanando disse...

Caro(a) anónimo(a):

Agradeço a contribuição, mas preferia que tivesses lido com atenção o post.
Se o tivesses feito não terias escrito água da forma como escreves!

E o meu nome é Esplanando, não é Esplanado!

ana disse...

fantástico... são tudo coisas essenciais que todos devemos saber. Mas como é que alguém mal disposto conseguiu fazer-me rir ?!

Ti disse...

Que mau feitio.... ;)

Eb1Eng.ºDuarte Pacheco disse...

Achei muito positivo este post!A Edite Estrela iria ficar orgulhosa de ti... eheheheh bjs