segunda-feira, agosto 25, 2008

Radical

Este sábado acordei cedo, mesmo muito cedo, e fui para Constância. Estava marcado um sábado radical... mas também não muito radical que não estou para isso! O programa era simples... depois de nos encontrarmos todos numa esplanada junto ao Zêzere a organização levou-nos em carrinhas para o início de um percurso de BTT. Um percurso fácil... mas não tão fácil assim! Dava para puxar um bocadinho, mas iamos todos em ritmo de passeio. Por outro lado a organização era mesmo organizada... ia um elemento à frente do grupo, ia outro a fechar o grupo e no fim ia a carrinha de apoio. O percurso eram cerca de 10 km e foi divertido! A chegada a Constância deu-se por volta da hora de almoço... e depois daquele passeio a fome apertava. O almoço, que nem era nada de especial, soube extraordinariamente... tal era o apetite aberto pelas pedaladas. Depois disto, algum descanso nas sombras e relva à beira Zêzere soube lindamente. A meio da tarde levaram-nos em carrinhas até à barragem de Castelo do Bode. A juzante da barragem entrámos nas frias águas do Zêzere para um percurso de 8 km de regresso até Constância. O rio levava água que chegue para não ser preciso empurrar a canoa nenhuma vez... mas o esforço é sempre grande e aquele contacto da água fria tornava excelente o percurso. Por várias vezes me vi suficientemente afastado dos outros para me sentir sozinho naquele vale... olhando as margens e o céu e escutando o som do silêncio. Extraordinário!!! Foi o que foi!!! À chegada a Constância finalmente dei um mergulho total! A água gelada soube muito bem depois daquele esforço. E, depois, trocar por roupa seca que aqueceu no carro ainda soube melhor. Aqui acabou a organização da Glaciar. Deles só posso dizer maravilhas pela simpatia e profissionalismo. A segurança sempre esteve presente. A organização oferecia todas as condições!
Depois disto o grupo decidiu jantar na região... alguém conhecia um restaurante bom algures perdido num lugarejo qualquer perto do Entroncamento e Atalaia. No tal restaurante só havia uma ementa... bacalhau desfiado com batata a murro! Talvez fosse da fome, do esforço do dia e da satisfação... mas o que é certo é que me soube como um dos melhores bacalhaus que já comi! Dali segui para a santa terrinha... cheguei lá perto da meia-noite. O corpo cansado, mas satisfeito! Quando me deitei adormeci!
Um excelente dia, foi o que foi!

100 remos disse...

Small perfect things make us happen!

Meow disse...

Bem divertido... e Constância é muito bonita. Estive lá em Julho numa produção de "Dido and Aeneas" de Purcell. Parece que já começaste o treino da barriga ;)

E. disse...

Eu já fiz a descida.. Aliás, já fiz as 2 descidas de rio possíveis.. E se nos conseguirmos abstrair do Mundo e absorver só o que a Natureza nos dá é meio caminho andado para nos livrarmos do stress citadino..

Hum..
Já descias ou rio outra vez, não já?

Anónimo disse...

Constancia ...terra dos poetas.. -)))...que dia cheio o teu..nem te lembraste do vitinho para dormir...-))

beijos isabel

3ap disse...

=D

tão fixe!

Anónimo disse...

foste possivelmente jantar a uma terra de nome Peralva

Esplanando disse...

Meu caro anónimo, para o caso de cá voltares.

Tudo o que sei sobre o restaurante é que estava cheio. Tinha duas salas. Tinha um parque de estacionamento relativamente grande. Não tinha pagamento multibanco e tivemos de ir levantar dinheiro a umas bombas de combustível ali perto (mais ou menos 1km). As bombas eram de uma marca chamada Gui. Talvez com mais estas informações possas confirmar se é mesmo esse sítio.