segunda-feira, abril 16, 2007

Críticos

De entre as muitas espécies humanas que mereciam a extinção, julgo que a sub-espécie dos críticos de cinema é aquela cujo desaparecimento melhor servia os interesses da humanidade. Talvez algo exagerado esta frase... mas não faz mal, estou simplesmente a usar as mesmas palavras fortes que eles usam e de que são de uma leveza insignificante para o que eles merecem.
.
A figura do crítico de cinema é um tremendo anacronismo. Representa aqueles tempos em que as massas precisavam de alguém instruído e iluminado que as orientasse nos seus gostos. Alguém que dissesse o que deveria ser visto e o que não deveria ser visto. Alguém cujas capacidades cognitivas estavam acima do comum dos mortais e que procedesse como grande educador e orientador dos gostos dessa tal gente a quem chamam povo. Pois bem... esse tipo de orientação é típico de sociedades ditatoriais. Ou seja, os críticos de cinema são próprios de sociedades estalinistas ou salazaristas... escolham aquele que preferirem ou mesmo os dois que para mim tanto se me dá.
.
Hoje em dia a opinião de um crítico de cinema é tão válida como a opinião daquela gente que vive a semana a pensar no maravilhoso fim-de-semana que se aproxima e que vai ser passado a passear num qualquer centro comercial para onde foram logo de manhã no seu carro tunning cujas jantes e o sistema áudio valem mais do que o apartamento onde vivem e em que eles gastam um frasco de gel a tentar despentear ordenadamente o cabelo e vestidos com a roupa em que gastaram o ordenado inteiro sem pensarem em qualquer tipo de poupança enquanto têm os dentes para arranjar porque não dá para tudo e os dentistas não estão para crédito mal-parado e onde elas vão todas aperaltadas vestidas logo de manhã como se já fosse noite de forma provocante com mini-saias onde se vê o umbigo e tops quando ainda está a chover e enfiam-se nas lojas de roupa e gastam o que não têm só para que o môr olhe bem para elas com aqueles olhos que elas gostam e que só quer mesmo dizer comia-te toda e que realmente vai comer na sala de cinema para onde foram com o único propósito de se encherem de pipocas e colas e de se apalparem e lamberem durante cerca de duas horas não se ralando com quem quer que esteja a ver o filme ou a eles e que a única mensagem que têm para o mundo é olhá minha gaija é muita boa e olhó meu gaijo tem muito estilo.
.
Mas o que é verdade é que tenho mais respeito por esta gente que sabe do que gosta e afirma-o para que toda a gente saiba do que por esses tais críticos de cinema que ai de mim se não dou cinco estrelas ao Manoel de Oliveira que já se devia ter reformado antes do outro ter caído da cadeira e que são obrigados a dar uma bolinha a um filme que até podem ter-se divertido com ele mas que caso não tenha uma mensagem profunda por trás ou não tenha um nome sonante à frente ficará mal não dar essa nota e ai de mim que perco a credibilidade, credibilidade essa há muito perdida porque quem ainda liga a eles é também gente dessa, anacrónica, que entrega os designios do pensamento a terceiros.

Unknown disse...

Sinhe, porque é que o PNR não se lembrou de os incluir no cartaz?! :P

(eu como também não gramo os ditos, tenho remédio santo para essa praga, nunca leio as criticas)

100 remos disse...

Vejo que tens O e A Radar a funcionar. Muito bem dito! Assino por baixo e podem publicar. Dou-te cinco estrelas...mas só porque passas mensagem.

Anónimo disse...

Agora deste em Saramago??!!

Salseira disse...

Crítico que tu estás dos críticos! E que crítico que tu estás dos “passeantes” dos centros comerciais aos fins-de-semana! E que crítico que estás das roupas que os outros gostam de usar! :D

Eu também critico… não me estou a fazer de santa…

E também costumo criticar os críticos! E também não pauto as minhas decisões de ir ver determinado filme pelas opiniões dos críticos. Mas, muitas vezes, leio as críticas porque sempre dão uma orientação sobre os filmes… ainda que seja para ir ver precisamente aqueles de que eles falam mal.

Mas ainda bem que há quem goste dos críticos. E ainda bem que há quem goste de centros comerciais ao fds. E ainda bem que há quem goste de determinado tipo de vestimenta. Assim, distinguimo-nos. De outra forma pareceria que vivíamos numa ditadura salazarista ou estalinista. ;) E ainda bem que há homens como o Manoel de Oliveira que não desistem de viver!

Conclusão: criticamos todos segundo o nosso ponto de vista! :)

viveremsegredo disse...

'ui ca bom' centros comerciais ao fim de semana é de cortar os pulsos... quando preciso de ir comprar alguma coisa é com o GPS ligado... sem nunca sair de rota... e também gosto de suster a respiração... ver quanto tempo aguento sem respirar, o ideal seria entrar e sair ao tempo de um suster de ar :-p
os filme que vejo sou eu que os escolho, ou quanto muito quem vai comigo, nunca um critico de cinema... sabem lá eles dos meus gostos.
Mas gosto deste texto critico...

Anónimo disse...

Salvaguardadas as devidas excepções à regra, até porque as generalizações são mais perigosas que não ter opinião e precisar de um crítico, aqui fica a minha visão da "coisa":
Os críticos de cinema servem para ajudar a criar "trends" (comerciais) em relação a realizadores, argumentistas, filmes, festivais de cinema, circuitos, blablabla e o seu papel é mais ou menos o de apregoar, cada um deles, a(s) sua(s) "sardinha(s)" e ganharem, assim, os seus troco$ pelo serviço.
Para mim são tão obsoletos como os polícias sinaleiros. E mereciam o mesmo fim: a extinção. (ok, os polícias sinaleiros, às vezes, até fazem falta, pq ainda há quem não tenha cabeça para nada, nem para aprender a conduzir correctamente e deixam apenas o animalinho que há em si por aí atrás do volante)...



[que raio de comentário. mas... enfim, não gosto nada de "opinion-makers" e mto menos dos que os seguem cegamente(!) e sem usarem os seus neuróniozitos].

paula.
enuntiare.blogspot.com

Ana A. disse...

Que caustico que tu estás. Mas com razão.
Se bem que como grande apreciadora de cinema, digo-te que os críticos que fazem a única revista de cinema em Portugal, a Premiere, são bastante engraçados. Porque são completamente díspares.
Há críticos e críticos, como tudo na vida.

Eyes wide open disse...

:) you and your funny bittersweet criticism...

Anónimo disse...

MAI NADAAAAAA

arrota pelintra que amanhã é quinta...

3ap disse...

qd era pitinha ouvi na antena 2 um texto de Erik Satie. Um elogio aos críticos. ri até me doer a barriga..
nunca o tinha achado aqui pela net pra re+petir a dose.
Depois de te ler agora não resisti e lá fui eu procurar novamente.. e milagre.. achei.. :D

http://laideronnette.multiply.com/journal/item/44