segunda-feira, abril 23, 2007

Dot.com

A minha experiência com filmes portugueses em salas de cinema é o que se pode apelidar de um autêntico desastre. Eu gosto de cinema e acho que um filme deve essencialmente servir o propósito de entretenimento e só depois o propósito da arte.
.
O primeiro filme português que vi numa sala de cinema foi um tal de Corte de Cabelo, realizado por Joaquim Sapinho em 1995. Este filme teve o mérito de me fazer prometer que iria passar muito tempo até que voltasse a deslocar-me a uma sala de cinema para ver um filme português.
.
Muitos anos depois a força dessa promessa foi esmorecendo. Um dia lá voltei a entrar numa sala... desta vez para ver A Mulher Que Acreditava Ser a Presidente dos EUA, realizado por João Botelho em 2003. Ao sair pensei que me bastaria ver um filme português em cada década. Mais do que isso seria um exagero.
.
Este fim-de-semana decidi arriscar e fui ver Dot.com, um filme de Luís Galvão Teles. E a única coisa que posso dizer é Obrigado, Luís! Obrigado por me teres reconciliado com o cinema português. Não é um filme extraordinário mas foi um dos melhores entretenimentos que tive numa sala de cinema no último ano. O filme é engraçado, a fotografia é excelente, a história é gira, faz rir, tem bons actores, é bem dirigido. É mesmo caso para dizer... Obrigado, Luís!
.
Para quem puder... não o deixem sair de cena sem ver!!!

100 remos disse...

Hummm...é que eu também ando de nariz torcido com o cinema português. Mas,ok. "Hit me baby one more time"

inBluesY disse...

é um bom filme, pela comédia, pela magnifica vila que é Dornes, pq Portugal tem zonas lindissimas como o é Ferreira do Zezere.

Curiosa disse...

Sempre fui muito descrente em relação ao nosso cinema. Agora com este DOT.COM fiquei bastante curiosa.
Já fiquei mais entusiasmada com este post.
Depois venho cá falar de minha justiça!

Anónimo disse...

Eu tb fui ver e adorei!!!
o cinema português está de boa saúde e recomenda-se!
é um filme hilariante, ri tanto que andei uma semana a tantar tirar o soriso, que parecia ter ficado colado nas orelhas!

Luís Leite disse...

Adoro cinema português, acho que o que falta, além de apoios financeiros é educar o publico. Claro que há filmes maus, mas isso acontece em todo lado. Por exemplo. Acho a maior parte dos filmes americanos muito mediocres em relação ao cinema português, pelas histórias e o cinema são histórias, são realidades contadas numa perspectiva.
Não fui ainda ver esse filme mas conheço outro desse realizador que recomendo chama-se: Tudo isto é fado.

E é muito giro, mesmo, não tem nada a ver com fado, tem a ver com o euro 2004;)e um assalto na hora dos jogo da final! Lol nao conto mais...