segunda-feira, abril 07, 2008

Fim-de-semana

Foi um fim-de-semana febril! Não, não quer isto dizer que tenha sido bombástico... apesar de até ter sido bom. Foi um fim-de-semana febril pois tenho andado com uma gripe desde meados da semana passada. Fui-me enchendo de drogas para ver se melhorava rapidamente para poder estar em estado aceitável e comparecer a um casamento para que fui convidado. O que é certo é que, apesar de suores frios e de acessos de calor febril lá me aguentei todo o dia de sábado. No dia seguinte parecia um zombie... aliás, já o parecia nos dias anteriores! Mas o dia estava bom, os meus pais estavam cá por causa dessa festa e precisávamos de ir almoçar nalgum lado. Sugeri Alfama e encontrar uma esplanada qualquer de um restaurante desses que parece rasca (e talvez até seja) mas que estão repletos de estrangeiros a aproveitar convenientemente o que Lisboa tem para oferecer. Demos um ligeiro passeio por essas ruas fantásticas que respiram um ambiente difícil de descrever e onde o som de fado aparece sempre de alguma janela de habitação ou de porta de restaurante como chamariz ao turista. Acabámos por escolher um restaurantezinho que conheço bem. Já esplanei almoçando ali algumas vezes. Um canto agradável onde o castiço de Alfama desfila à nossa frente ao mesmo tempo que o turista descobre as belezas destas ruas. Uma vez por outra lá passa um carro desgarrado na velocidade adequada... quase parado. Comemos sardinhas. E nesta altura já são boas? São excelentes, respondeu-me o jovem anafado que servia à mesa. Já as comeu hoje?, insisti. Ah, eu não como sardinhas, respondeu-me este alfamoso (não deve ser assim, mas fica bem assim). Sorri e perguntei Então como sabe? Porque toda a gente o diz!, respondeu. Arriscámos! Não eram excelentes, mas eram gordinhas e boas e foi muito agradável este almoço de pai, mãe e filho naquele cantinho bom e popular da cidade.
Depois de me ter despedido dos meus pais e de eles seguirem viagem para a santa terrinha fui passear para Belém com uma boa amiga. A tarde foi excelentemente passada e serviu para me descongestionar um pouco. Gosto de tardes assim... andar e deitar conversa fora. Não é com toda a gente que tenho este à vontade em falar do que quer que seja.
Ao final da tarde regressei a casa... e fui lendo até chegar a hora que achava boa para ir para a cama. Dormi mal! Acordei às 4:30h e não dormi mais... agora sinto-me zonzo e ainda engripado. Será uma gripe resiliente? Enfim... a semana começa com um novo pensamento: Preciso de redireccionar a minha vida!

A. disse...

Olha um inventador de palavras!! :) Parece-me que é mais alfamense, mas também gosto de alfamoso.

Charlotte disse...

Chego ao fim de todos os domingos com esse pensamento. Depois amoleço durante a semana. Não faças como eu. Mantém a garra, ok?

Anónimo disse...

lol
és tão fixe.. . :D
adorei este passeio q ofereceste agora. Elfitos têm saudadita de Alfama. E foi mt bem lembrado..
bsi*

Sua Alteza Real, Srª Dona Pipoca.

anya disse...

Como eu entendo esse pesamento *

anya disse...

queria dizer pensamento... **

Campainha disse...

Espero que tenhas melhorado entretanto!

Ana A. disse...

Também eu!
Indicações aceitam-se...