quinta-feira, maio 04, 2006

Pensamento #06

Aqueles pais e mães que não tratam os filhos por tu será que o fazem por não terem andado com os filhos na escola? Será que não se apercebem que quando se conhece e convive com alguém desde pequeno é socialmente aceitável o tratamento por tu?

inBluesY disse...

n se apercebem de muito mais tb.

Eb1Eng.ºDuarte Pacheco disse...

VocÊ não está a ver sei lá!É chiiique tratar os meninos por você!!Quantos e quantos colegas eu tinha na escola que tratavam os pais por você e pelo nome próprio?"O João é um porreiro!- O João? Sim, o meu papá!"A Nini gosta de mim.- A Nini? Sim, a minha mamã! lolol"EsTAS coisas são demais, mas tem mesmo a ver com maneiras de estar na vida. Também ha filhos que tratam os pais por você (serás tu um deles?hummm,desconfio que sim..:) o que me faz a mais perfeita confusão.Bem, repara o mais estranho...eu e tu não nos conhecemos de lado nenhum...e é tu cá,tu lá:))Engraçado, não? :)))

Ana P. disse...

Deixo-te só um beijinho.

Sendyourlove disse...

...até parece que têm medo de se dar de se entregarem aos filhos, de os amar.

Anónimo disse...

Os ingleses/americanos é que sabem, so há o "You", "Mr." e "Miss", nada de você nem de Dr., não é por causa de terem menos formalidades que não se exprimem bem!

viveremsegredo disse...

Pois eu sou uma filha que trata os pais por voce, os irmãos por tu, os tios e primos mais velhos por voce, os primos da minha geração e apenas pouco mais velhos por tu...trato os meus amigos por tu, e quem acabo de conhecer por voce, independentemente de ser mais novo ou mais velho...e trato os meus pais por tu, porque era assim que os nossos avóis nos ensinavam...e mais...lembro-me que a minha avó ficava doente porque não os tratavamos por 'minha mãe' ou 'meu pai'...e simplesmente por voce...não me sinto mais distante deles por isso...porque ainda estou a dizer voce e já estou 'pendurada' nos pescoços deles...:)...e claro...por eles sou tratada por tu ou por algum nome mais carinhoso...

sofia. disse...

São hábitos de linguagem.
Eu por aqui tb é tu cá tu lá e não me lmbro de nenhum esplanado na minha escola (apesar de haver muitos fãs d eesplanada ;))
beijoca

musalia disse...

...ah! mas é deficiência da escola que só lhes ensinou a conjugar os verbos na segunda pessoa do plural...
a sério...talvez atire com um 'snobismo' mal engendrado...

Anónimo disse...

?
Um pai/mãe deve tratar o filho por tu ou por filho/a?
Em situações, o "tu" tem de entrar na frase, mas a intenção geral deve-se chamar ao filho de "filho"! ;)
inté

P.S. Pais é (muito)diferente de escola/colegas!

Esplanando disse...

Em resposta a fontez:

É diferente dizer:

- Filho, vem cá! (tratamento por tu)

- Filho, venha cá! (tratamento por você)

A minha opinião é que é um bocado estúpido quem utiliza o segundo tipo de frases... mas é uma opinião!
Graças a Deus existe diversidade neste mundo!

Anónimo disse...

Eu acho ridículas as/os mães/pais que dizem frases do género: "Bernardo, não faça isso. Eu já não lhe disse para não fazer isso? O Bernardo quer ficar de castigo, quer?"

Dá vontade de vomitaaaarrr!!

heidy disse...

Bem cá em casa os filhos tratam por voçê os pais, e os pais por tu. lol

Mas a primeira vez que ouvi essa cena de que falas, fiquei a olhar. Achei muito estranho.

Caiê disse...

Em minha casa foi sempre "tu" (fui criada pelos avós). Trato a mãe por "tu". Trato o pai na terceira pessoa porque nos conhecemos muito pouco, quase nada.

Stratega disse...

Deixa lá, há quem trate os filhos como perfeitos estranhos indesejáveis.
Seja lá por "tu" ou "você".
Já eu, quando trato alguém por "tu", regra geral é porque lhe tenho mais respeito do q a quem trato por "você". Ñ gosto de distanciamentos.
Por isso é q te trato por tu, tótó (quando fazes asneira) e palerminha atmosférico (esta ñ sabias, mas ficaste a saber). É pq te respeito e sou tua amiga.
:)

alice disse...

olá esplanado ;)

lembras-te de mim?

a menina que muda e muda?

agora a menina fica...

e tu, como estás?

um grande beijinho,

alice

alyia disse...

Se não se apercebessem só disso, até que nem era muito grave

Canephora disse...

è pá tenho que assinar por baixo... muito bem dito, e foi preciso sair do café ir vir sentar-me na mesa da rua para apanhar uma coisa assim.