quinta-feira, maio 11, 2006

Semáforo

Gosto de conduzir... andar de carro por aí. É claro que dá muito mais prazer quando temos trânsito livre. O trânsito de cidade aborrece-me. O pára-arranca. Os semáforos. As filas. A falta de civismo dos outros condutores. Tudo isso é bastante aborrecido.
.
Mas há uma coisa engraçada no trânsito de cidade. A observação!
.
Observarmos os outros condutores quando estamos parados no trânsito é algo que fazemos com bastante regularidade. Paramos , olhamos para o lado e lá vemos pessoas, como nós, ali presas no trânsito. A tentarem chegar aos empregos ou a regressar a casa. Olhamos pelo retrovisor e lá está uma cara desconhecida mesmo atrás de nós.
Quantas vezes penso... imagino... divago sobre a vida dessas pessoas. O ar que elas têm. Por vezes é tão simples ver pela cara delas o seu estado de alma. Bem-dispostos uns, deprimidos outros. Stressados e calmos. Bonitos e feios. Bem arranjados e desleixados. Tudo se apanha no trânsito... a poucos metros de nós.
.
Mas há algo que apanhamos quase todos os dias. Paramos o carro numa fila, olhamos para o lado e já está! A pessoa do carro ao lado está a tirar macacos do nariz. É tão certo como Chuva em Novembro, Natal em Dezembro.
.
É sempre uma situação desagradável mas que nos diverte. A imagem é nojenta, mas não conseguimos deixar de rir quando a apanhamos.
Mas querem saber uma coisa sobre esse tipo de gente?! Eu também sou uma delas!
.
Claro que não tiro um macaco do nariz em cada semáforo nem cada vez que o trânsito pára. É só mesmo quando tenho macaquinhos para tirar. E isso acontece muitas vezes? Não, não muitas... mas algumas. Concerteza as suficientes para que já alguém me tenha apanhado a fazer isso.
.
Depois... depois vem a habitual cena do enrolar do macaco. É patológico. Não se consegue simplesmente tirá-lo. Temos de o enrolar... embalá-lo entre o polegar e o indicador até que ele fique duro e pudemos nessa altura abrir a janela e atirá-lo em grande estilo para a via pública. Claro que não é tão fácil quando eles vêm com nhanha pegajosa (reparem que bonito é utilizar a palavra nhanha). Nessas situações lá estamos de vidro aberto a tentar soltar-nos daquele macaco que, insistentemente, vai ficando colado ora no polegar ora no indicador. E fazemos aquele movimento brusco com a mão para que ele se solte.
.
Pois é... não é que me orgulhe disto, mas também não tenho vergonha de dizer. Eu sou uma daquelas pessoas que tira macacos do nariz enquanto espera que o semáforo fique verde.
.
E por aí?! Quantos serão aqueles que, tal como eu, criticam mas fazem o mesmo!?

Anónimo disse...

Eu não! Honestamente, essa é uma actividade que só se faço na intimidade do lar, especialmente debaixo do chuveiro.

Anónimo disse...

Vejo que já voltou a vontade de escrever.
Quanto ao trânsito, dificilmente conseguirias ver o meu estado de alma pela minha cara, em 1º lugar nunca estou parada no trânsito, é sempre a andar, depois porque não é fácil ver o meu estado de alma!Quanto aos macacos, é um bom sítio para o fazer, a conduzir mesmo sem estarmos parados no trânsito!Podias ter feito uma descrição menos pormenorizada!

viveremsegredo disse...

lembraste de cada coisa rapaz...:) , eu sou assim mais discreta...quando os sinto (os macaquitos) tiro-os com um lenço de papel...por falar nisso...não sei se é a conversa...mas estou a ficar com comichão no nariz...tenho de ir tratar disto...fui...
ahahhah

inBluesY disse...

Tu desculpa lá mas ... isso sim é que é :) bela maneira de afugentar sim :)) quanto ao tema, acho q sim cada um tem de facto o seu lado voyeur e exerce-o nas mais diversas formas, quanto a macacos todos temos sim, poucos vão admitir mas todos temos, e o mau feitio dissipou-se com o tema...

Sendyourlove disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Stratega disse...

Eh pá eu ñ! Sou apologista dos lenços de papel. Gosto de experimentar as marcas, pra ver as texturas, a consistência. Olha a Renova ñ vale um c******, nem a Colhogar. Os melhores de todo são os do Lidl!
Mas ri-me q nem uma tótó qd me apercebi sobre o q tavas a escrever.

Desconhecida disse...

Tive a sorte de mudar de emprego e com isso ver-me livre das imensas filas do IC19, mas gostava de observar as pessoas sim e ver como há tanta falta de civismo e respeito pelso outros neste país. Quanto ao tirar macacos do nariz...bom, isso já é um clássico.

Caiê disse...

Eu cá observo é as pessoas no autocarro! Nenhuma delas tira macaquinhos, como calculas.
Agora, quanto a mim, querias saber não querias? eh eh eh! :) Sou humana e isso diz tudo.

Ana P. disse...

Eu não tiro esses bichinhos do nariz, pelo menos enquanto conduzo...
Mas tu realmente, lembras-te de cada uma...

Beijinhos