sexta-feira, outubro 21, 2005

O Sapo

Nasceu ontem um sapo. É pequenino por enquanto, pois acabou de nascer. Veremos que tamanho terá daqui a uns meses.
Este sapo tem nome próprio e tudo... chama-se Candidatura Presidencial do Professor Anibal Cavaco Silva. Mas vocês não estão a ver ainda porque lhe chamo sapo. É porque vou ter de o engolir no dia das eleições ao colocar a cruzinha à frente do nome deste senhor. E é com algum receio que encaro isto pois não sei que tamanho o animal terá daqui a uns meses. E, sinceramente, também ainda não é um dado adquirido que o tenha de engolir... Há a campanha! E pode ser que alguma das outras candidaturas me convença que é a melhor para o país.

Vamos analisar a coisa!

Primeiro deixem-me enquadrar-vos sobre as minhas tendências politicas. Em adolescente e início de juventude era de esquerda. Ainda hoje mantenho algumas tendências para esse lado, mas o que é certo é que a meio da minha década de 20 desencantei-me completamente com a politica. Acho sinceramente que a grande maioria dos que enveredam pela política seguem esse caminho para se serviram a si próprios e a seus amigos (é um bom tema para outro post... depois faço um link).
A minha politica passou a ser: "Estou me marimbando para o assunto!" Em cada eleição que se dá, lá vou eu votar em consciência no partido que eu ache melhor naquela altura. É por isso que entre eleições Autárquicas, Europeias e Legislativas já cruzei o quadradinho à frente de todos os partidos com alguma expressão. Desde o PCTP/MRPP até ao CDS/PP. Sou um cidadão. Um eleitor livre. Não vou em indicações partidárias. Em cada eleição penso no que é melhor e voto!
Mas a minha participação democrática resume-se ao voto em cada eleição.

Chegou agora a campanha das Presidenciais. Cinco candidatos se perfilam... mas sejamos sérios. Só três é que verdadeiramente contam.

Vamos começar pelos outros dois. Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã
Estas candidaturas servem somente para utilizar os tempos de antena para continuar as lutas dos partidos que cada um deles representa. E ainda uma outra luta muito especial que estes dois partidos travam entre si. A conquista de simpatizantes na mesma faixa ideológica (é um bom tema para outro post... depois faço um link).

A candidatura do Dr. Mário Soares foi, é e continuará a ser até ao dia das eleições completamente despropositada. Não havia necessidade. Foi um homem que deu muito ao país. Mas já passou o seu tempo. Então o PS não tinha mais ninguém para lançar? Sim!!! Porque esta candidatura não soube manter-se suficientemente afastada do PS. O Dr. Soares devia estar a gozar a sua reforma e manter-se distante destas coisas. Poderia manter-se activo na politica mantendo-se como um opinionmaker credível e respeitado pela generalidade da população. Acredito que nestas eleições irá perder todo o estatuto que tinha ao sofrer uma pesadíssima derrota. Penso até que tal facto poderá ser prejudicial à saúde de um senhor daquela idade.

A candidatura de Manuel Alegre é muito saudável. Foi uma bofetada de luva branca ao regime ditatorial que impera no seio dos partidos. Estou em crer que a grande maioria do eleitorado fiel ao PS irá votar em Manuel Alegre. É um homem com capacidades politicas. Fiel aos seus princípios. Com facilidade de oratória (não fosse ele poeta e escritor) que poderá ser determinante no arrebatamento do eleitorado. Se este fosse um país normal e vivesse uma situação normal eu não teria dúvidas. Este seria o meu presidente!

A candidatura de Cavaco Silva é esperada há muito tempo. Não havia tabu nenhum. Mas o timing de anúncio foi muito bem escolhido. O homem continua arrogante. Quer se queira quer não a figura não é simpática. Continuo a não gostar dele. Não consigo! Talvez seja incapacidade minha, mas não sou capaz de gostar dele. Mas ele tem duas características que acho essenciais para o próximo presidente. Em primeiro lugar o homem é sério. Sempre reconheci seriedade nele. Não acredito que se venda e penso que está na política pelos motivos que se deve ter na politica: servir o país e vaidade pessoal. Não acredito que esteja lá para cuidar de interesses pessoais. Mas verdade seja dita... esta característica também a reconheço em Manuel Alegre.
A outra grande característica é o facto de entender de economia e finanças. Tempos dificeis correm neste país. Esses tempos difíceis vão exigir medidas complicadas por parte do governo. Penso que o melhor aliado para a dificil luta do Engº. Sócrates é mesmo o Prof. Cavaco Silva na Presidência. Ele terá os conhecimentos técnicos para perceber porque é que um Orçamento é bom ou mau, necessário ou desnecessário. Ele terá a presença e o peso político para influenciar positivamente este governo. Ele ajudará na tarefa árdua que se segue nos próximos anos por parte do(s) governo(s). Sim!!! Porque muitas mais medidas dificeis terão de ser tomadas a bem do país e Cavaco será um bom aliado e desconfio que Alegre seria um obstáculo à governação.

É por estes motivos que nas próximas Presidenciais, quando se chegar aquele momento de colocar a cruz, eu terei duas alternativas. Voto no candidato que mais me agrada (Alegre) e que acho que ocuparia bem o papel de figura decorativa da nossa democracia mas que seria prejudicial ao país. Ou então voto em Cavaco que acho que não será tão bom no papel de representante da nação mas que ajudará e apoiará os governos que teremos nas duras medidas que se seguem.
.
Será concerteza o maior sapo que tive que engolir no meu historial de eleitor... espero que não esteja demasiado gordo nessa altura. Porque se estiver, alegremente votarei no Alegre.

Anónimo disse...

Olha que o sapo está mais para urubu!

Pensa lá isso bem pensado, porque este país já está mal o suficiente para ter um urubu como Presidente, e ainda por cima, trata-se de um urubu medíocre, com falta de savoir faire, de argúcia e astucia pessoal e polítas! Pode saber muito de finanças, mas isso não faz dele um homem inteligente!