domingo, setembro 30, 2007

Frases soltas #30

Começar. Foste tu que o disseste, Leitora. Mas como fixar o momento exacto em que começa uma história? Tudo começou sempre antes, a primeira linha da primeira página de todos os romances remete para alguma coisa que já aconteceu fora do livro. Ou então a verdadeira história é a que começa dez ou cem páginas mais à frente e tudo o que vem antes é só um prólogo. As vidas dos indivíduos da espécie humana formam um entrecho contínuo, em que todas as tentativas de isolar um pedaço de vivido que tenha um sentido separado do resto - por exemplo, o encontro de duas pessoas que será decisivo para ambas - deve ter em conta que cada um dos dois traz consigo um tecido de factos, ambientes, outras pessoas, e que do encontro derivarão por sua vez outras histórias que irão separar-se da sua história comum.
.
in, Se numa noite de inverno um viajante, Italo Calvino

Maria P. disse...

Apetece-me dizer/pensar:

"Se numa noite de inverno um viajante" sente saudades da próxima viagem, onde começa a história?!...

Bom Domingo.

Eyes wide open disse...

Desde que o(s) epílogo(s) encerre(m) sempre um grand finale

:)*

Anónimo disse...

"começar".


E re.começar. é doloroso como todos os começos.& fins.



_________________


Um Beijo GD, boa semana!!

Rui disse...

Certa vez, veio-me à ideia uma história. Duas palavras, apenas. Julguei ter o início. Quando achei que a tinha madura - por inexperiência minha, claro - peguei na esferográfica e escrevi umas coisas. Para perceber que, afinal, aquelas duas palavras eram o fim.

Afrika disse...

Es um kido,
Gostei da tua atitude ao não pedires nada pra ti este natal, -lindo, em contrapartida pedires pra mim! Mas, o Esplanado, assim como assim eu sei que pedir o gajo que esta no post seria impossível -pois já tinha encomendado anteriormente e deram-me como resposta que a produção parou!

Mas pedir-me uma cadeira? So se for par me sentar ao teu lado e ouvir as tuas estorias...
Beijinhos grande