sábado, dezembro 17, 2005

Profano

Não é novidade para ninguém que as datas das principais festas religiosas foram escolhidas pela igreja com um propósito.
O propósito de as populações recém evangelizadas melhor assimilarem os ritos religiosos.
.
Não é por acaso que para os cristãos as festas mais populares sejam os Santos em Junho e o Natal em Dezembro.
.
A igreja, numa tentativa de melhor se impôr, fez associar os Santos às festas pagãs de Solstício de Verão e o Natal aos ritos paganistas do Equinócio de Inverno.
.
A igreja fez isso... e fez muito bem na minha opinião.
Mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro...
.
Foram precisos vinte séculos mas, a Sociedade de Consumo conseguiu dar a volta ao texto. Pegou numa festa religiosa como é o Natal e trasformou-a numa festa pagã!
.
No meu tempo, e não foi há muito, quando se chegava ao Natal lembro-me bem de ouvir dizer que quem trazia as prendas era o Menino Jesus...
Hoje em dia... perguntem lá a qualquer criança quem traz as prendas?

Eva Shanti disse...

Concordo 100%:

- O Natal é uma festa pagã!

- E eu também sou do tempo de que quem trazia as prendas era o Menino Jesus. O Pai Natal é uma modernice...

Bjs

Meia Lua disse...

Quando eu descobri que o Pai Natal não trazia as prendas, foi um desgosto!
Hoje todas as crianças sabem que o Pai Natal não existe... :( e a festa além de pagã, prospera a cada ano na vertente comercial, enfim ...

Anónimo disse...

Ainda és do tempo do menino jesus??!! :)

Anónimo disse...

Eu pensava que era o Pai Natal, até que o desmancha prazeres do meu irmão me disse que o Pai Natal não existe. Eu tinha apenas 4 anos. Porque é que acreditei nele?! Podia ter vivido na fantasia mais uns 2 ou 3 anos.