quinta-feira, janeiro 18, 2007

Flags

Flags of Our Fathers é um belíssimo filme... não é extraordinário, mas é um belíssimo filme. Estava à espera de mais espectacularidade nas imagens de batalha, mas a intensidade do filme torna-o excelente. O desencanto sempre presente no filme faz com que seja um pouco pesado. Sente-se o peso que homens simples carregam nos seus ombros... homens simples transformados em heróis, mas que não se sentem como tal.
A imagem é um ícone. E independentemente de se ter pequenos ódios de estimação face à América, quem vê esta imagem sente o esforço e a dedicação de homens que lutaram e se sacrificaram para que o mundo fosse melhor... num tempo em que as lutas sentiam-se como causas.

Anónimo disse...

Uma vez vi um documentário sobre essa foto, o momento que foi tirada, a sua publicação e repercussão e tinha alguns testemunhos dos soldados sobreviventes que figuram na foto. E eles disseram que não queriam a fama que a foto lhes trouxe, nem lhe atribuiam o significado que lhe foi atribuído. Eles só queriam esquecer os momentos dolorosos da guerra e particularmente esse dia. Mas a foto não os deixava em paz.

Anónimo disse...

Já vi o filme e apesar de não ter adorado reconheço que é um bom filme e que muito provavelmente vai receber um oscarzito ou dois.
A melhor parte de filme, o Grand-Finale é já com as letrinhas a passarem, quando já está toda a gente a levantar-se e mostram as imagens reais.

Salseira disse...

Ainda não vi o filme mas vou ver. :)

Mas apeteceu-me comentar o comentário da Mary. É que já não é a primeira vez que a maior parte das pessoas, na sua ânsia de saírem, perdemo coisas fundamentais que às vezes até pode apenas passar por uma música especial.

Mas onde vai toda a gente com tanta pressa? :)

E, completamente irritante, ver as televisões a passarem a fiche técnica a grande velocidade porque a lei obriga-as a passar a ficha mas não especifica a que velocidade. Daghh!