quinta-feira, janeiro 26, 2006

Engate

Dizem que é uma arte... não sei. Pela minha parte, nunca fui artista nesses campos. Fui sempre incapaz de me dirigir a uma desconhecida e meter conversa. Timidez... é o principal factor. Mas também uma falta de jeito com as palavras faladas.
.
Frases de engate... sempre ouvi dizer que há quem as tenha. Fórmulas quase infalíveis de despertar o interesse de alguém. Exemplos há muitos. Desde as originais às mais batidas. Desde as de bom gosto às ordinárias. Tanto faz... a arte e o engenho de cada um faz com que elas apareçam.
.
Só por uma vez tive uma frase que me saiu perfeita. E acho que saiu bem porque a intenção não era engatar... foi qualquer coisa que saiu de repente e que ainda hoje me admiro.
.
Há muitos anos atrás, numa noite lá na santa terrinha, estava eu num bar a beber uns copos. Já tinham sido muitos mas, a sede continuava a apertar. Levanto-me da mesa onde estou e dirijo-me ao balcão para pedir a n-ésima imperial da noite.
.
Lá estava eu no balcão cheio de gente a tentar ser servido. Lá dentro, uma daquelas jeitosas de corpos perfeitos, mini-saias curtas e decotes profundos. Penso que era tão profundo que lhe conseguia ver o umbigo através de um vale sinuoso e bem torneado. Esse monumento à natureza lá ia atendendo à velocidade que podia... e não era muita coitadinha. Pois a única coisa para que tinha jeito era para ser olhada.
.
Ela ia atendendo o pessoal conforme as caras lhe agradavam ou não. Claro está... eu com o meu ar simpático estava sempre a ficar para trás. Só não me irritei com a situação porque cada vez que ela se mexia era ópera para os meus olhos.
.
Mas a dada altura já estava cansado... aproveitei um momento em que ela estava a servir um gajo que estava ao meu lado para lhe disparar um bem sonoro, mal encarado, chateado e saído do nada Olha!! Onde é que tu estiveste? Ela, um pouco assustada, olhou para mim e timidamente perguntou Quando? Naquele instante e sem preparação pois não era essa a intenção saiu-me um grande sorriso e um olhar malandro e respondi-lhe Toda a minha vida! Ela corou de alto abaixo e sorriu. Perguntou-me o que ia beber e serviu-me. Eu peguei na imperial e voltei para junto dos meus amigos. Já tinha o que queria!
.
No que restou dessa noite, sempre que me dirigi ao balcão fui logo servido.

Alma disse...

Gostei da resposta!
Gostei mesmo!

Anónimo disse...

Há momentos em que se é brilhante!!

viveremsegredo disse...

costuma dizer-se que o que corre bem é o que sai espontâneo...e que tudo o que é premeditado perde a graça...foi talvez este o caso...pena é que nos dias que correm os piropos ou frases de engate são já coisas batidas...falta a capacidade de imaginação e usam-se expressões clichés, a maior parte das vezes...

Caiê disse...

Eu nunca me deixei "engatar" por frases. Sempre por olhares. Não serei a mulher certa para opinar.

Eb1Eng.ºDuarte Pacheco disse...

Não há engates perfeitos. Mas há uns que ainda vão resultando... A melhor técnica é deixar que o outro pense que está a engatar,quando na realidade é o verdadeiro engatado!:)

Anónimo disse...

Já não podemos dizer que não acertas uma!

Anónimo disse...

Com uma frase dessas acho que mereces ser o 1º servido a vida inteira :)

(espero que tudo esteja bem agora **)

Eva Shanti disse...

O Engate: excelente tema!

Adoro-o! Conheço umas boas histórias - no masculino e no feminino.

Gosto muito da parte da sedução. É importante e não deixa de ser um meio de captar a atenção dos outros (tal como a publicidade). Mas o que procuro está para além dessa superficialidade.

A questão é exactamente essa: a falta de continuidade, o amor descartável, que não sabe a nada, porque de amor tem muito pouco.

Há centenas de livros escritos por homens - na sua maioria americanos - sobre a arte de seduzir (vulgo levar mulheres para a cama).

Já as mulheres não têm escrevem esse tipo de literatura. A preocupação dominante é mais emocional e passa por descobrir o que fazer para que uma relação funcione.

Quanto à tua performance... Foi o que se chama «cair em graça». Estiveste muito bem. Aliás, pareces ser uma caixinha de surpresas.

Só te falta mesmo é trabalhar essa auto-estima.

Afinal, toda a gente tem os seus dias menos bons, incluindo os «topos de gama». Mas, o que importa mesmo é quando o Sol brilha. Porque o Sol nasce para todos - os utilitários, a II Divisão B...

Bjs

Ana P. disse...

Eu prefiro aqueles olhares misteriosos que de vez em quando se trocam e se desviam e se voltam a trocar, e depois fitam-nos.
Eu fui engatada por um olhar assim, quer dizer, ele pensa que me engatou, mas afinal ele foi o engatado...mas é melhor ele pensar que foi ele mesmo.....
E já lá vai tanto tempo...

Jinhus
Ana

Meia Lua disse...

Que bela frase!
Eu prefiro o olhar... diz muito, muito mais do que muitas palavras...

Humor Negro disse...

Nada como a espontaneidade.

Desconhecida disse...

São esses piropos espontaneos que qualquer mulher/homem gostam. Mais que não seja para nos fazer sorrir.

filomena disse...

boa, essa não me tinhas contado

heidy disse...

Essa já tinha ouvido. lolololol
A melhor frase é as que saem na hora. Detesto aqueles piropos mais que rodados. :)

mjm disse...

Desculpa 'desconfigurar', pq estiveste bem, mas o piropo mais abstrôncio q eu pude presenciar ocorreu há umas dezenas de anos, em Espinho (acrescenta-lhe o sotaque, please!):
- Ainda dizem c'as flores num andam!...
(a moça vira-se, esboça um leve sorriso, e o piropeiro remata:)
- Num andam é o caralho, é q num andam!?
(sorry)