domingo, março 19, 2006

Stilwell

Era para publicar este texto na rúbrica habitual de Frases soltas... mas não vai ser assim. Isto porque este excerto é especial para mim. Encontrei-o há muitos anos... há mais de dez. Guardei o recorte durante muito tempo. Copiei para um papel e perdi esse papel. Perdi o recorte e voltei a encontrá-lo. Agora publico-o para não mais o perder... Este texto é uma definição... uma definição da minha pessoa. Não foi escrito a pensar em mim, mas cola perfeitamente na minha maneira de ser.
.
.
As Virtudes da Timidez
.
São os tímidos, os tímidos convictos, que têm a minha admiração. Não se impõem aos outros à força; quando falam, geralmente é porque têm qualquer coisa de importante para dizer, ouvem as nossas histórias até ao limite da paciência e são o ombro em que mais apetece chorar. Normalmente, são muito mais sábios porque perderam mais tempo a observar o que se passa à volta - e conseguiram fazê-lo sem serem notados. Mas, acima de tudo, têm um sorriso que os extrovertidos geralmente não têm. Não é frequente, e por isso tem muito mais graça e depois começa num canto da boca e vai-se transformando num sorriso só aos poucos e poucos. Uma grande vitória é quando conseguimos que deixem durante um bocadinho de ser tímidos, ou que deixem de ser tímidos connosco - não vale usar copos para os desinibir. Para ser especial, é preciso que o tímido se sinta tão seguro que seja mesmo ele proprio. Que fale dele e das coisas que o chateiam, faça aqueles comentários cínicos de quem afinou muito bem as palavras antes de as dizer. Os tímidos escusam de trazer flores ou presentes no dia de São Valentim. Basta aparecerem!
.
in Noticias Magazine, Isabel Stilwell

Anónimo disse...

Um grande e muito justo elogio aos tímidos, que eu abusivamente tomo também para mim... Houve alguém que viu a luz e reconheceu que os introvertidos também tem muito para dar, ao contrário do lugar comum em que ser extrovertido é visto como uma grande qualidade...
Costumo dizer que falar pouco não é defeito, é até virtude falar pouco e dizer muito!
Bejinho

alyia disse...

No dia de S Valentim e não só! Podem aparecer sempre que são bem vindos :)

Unknown disse...

Eu não digo nada... de jeito, isso será bom?

Anónimo disse...

A timidez é um grande empecilho para viver. Há que vencê-la. A partir de uma certa idade, não nos podemos dar ao luxo de ser tímidos, não há tempo para isso...

isabel mendes ferreira disse...

o sorriso de um tímido é portentosamente sedutor e o tímido inteligente sabe-o!


beijo.

Stratega disse...

É bem verdade. Ouves e ouves e ouves e quando parece q já ñ tenho nada pra contar, tu ouves e ouves.
Mas percebeste q tb tens q falar. E falas e falas e falas...